O dinheiro dita as regras

07/01/2010

Qualquer empresa existe (não só, mas também) para a obtenção de resultados, sejam eles obtidos no curto ou no médio prazo. Para isso, é necessário planeamento e fundamentalmente ………. organização.
No entanto todos sabemos que estamos a viver uma crise económica a nível global. Um clima de instabilidade e de negativismo apoderou-se do mundo e, claro, as empresas não são excepção, até porque diariamente nos deparamos com notícias sobre despedimentos, falências e estatísticas negativistas.
O que deve um gestor então fazer? Cruzar os braços e esperar que a crise passe? Esta é uma das opções que tanto pode levar a uma sobrevivência que seguramente não será fácil, como à rápida extinção de toda a sua riqueza.
Qualquer um de nós pode decidir não "gerir" a sua vida pessoal, deixando-a "desenrolar-se" com o tempo, enfrentando as adversidades; é uma opção de vida com vários inconvenientes e vantagens. As empresas, no entanto, invariavelmente, exigem uma gestão profissional.
Sim, estamos em crise. Por isso mesmo, a pior coisa que podemos fazer é deixarmo-nos vencer pelo pessimismo. É tempo de ser proactivo, original e ter coragem para mudar. E quem conseguir construir algo agora, estará seguramente à frente da sua concorrência, quando a crise for apenas uma recordação.
Quais são então as medidas que se impõem às empresas que têm coragem para agir e que pretendem ter o controlo da sua actividade?
  • Correcta estimativa de proveitos e custos.
  • Acompanhamento mensal das estimativas, com correspondentes correcções.
  • Financiamento do negócio, através de uma próxima colaboração com entidades prestadoras destes serviços (bancos, companhias de crédito, etc.).
  • Avaliação rigorosa do risco de cada vez que consegue um novo negócio.
  • Os stocks representam muito dinheiro e como tal é preferível mantê-lo activo no banco do que sedentário nas prateleiras.
  • Cobrar atempadamente as dividas afim de evitar eventuais rupturas de tesouraria.
  • Seleccionar os fornecedores através do acompanhamento do crédito disponível versus nível de serviço pretendido.
  • Acima de tudo, apresentar resultados positivos. Quem quer ter o seu negócio financiado, credibilidade no mercado e evoluir, tem que o fazer através da apresentação de resultados.


Estas são só algumas das medidas que poderão fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso, seja uma grande, média ou uma micro empresa.

Quem conseguir construir algo agora, estará seguramente à frente da sua concorrência, quando a crise for apenas uma recordação.

0 comentários: