Planeamento Estratégico (3)

02/10/2008

Análise do ambiente (1)
Serão as técnicas utilizadas para analisar permanentemente as variáveis competitivas que interferem (ou poderão interferir) com o desempenho da empresa.
Será através da análise do ambiente que criaremos a dinâmica necessária para o nosso Planeamento estratégico. Deverá esta análise orientar a empresa para a sua visão e colocá-la em sintonia com o futuro.
Neste momento é importante então, ter-mos bem presente o que é a visão.
Visão - Aquilo que se prevê seja a empresa no longo prazo. Focaliza o compromisso e promove a inovação através do surgimento de novas ideias, mobiliza colaboradores, ajuda a prever investimentos, ajuda a corrigir atitudes e "conformismos". A visão deve ser clara e inspirar os colaboradores de forma a concentrarem as suas "skills" na realização do futuro visionado.

Mas será que a nossa visão é a adequada?
Uma visão só será eficaz se for capaz de mobilizar as pessoas e não esteja dependente dos recursos actuais. Se uma mudança de chefias ocorrer (por exemplo) a visão não poderá nunca ficar comprometida.
O sucesso duma empresa, tendo em conta a sua visão, dependerá totalmente da adesão dos seus recursos humanos, à mesma. A persistência é portanto uma estratégia fundamental.
Para o sucesso da concretização da visão, é fundamental a análise do ambiente.
Um dos grandes erros das organizações, é fazerem essa análise baseando-se no que é a realidade hoje. Para evitarem esse erro deverão portanto ser capazes de prever diversos cenários ao longo do tempo e serem capazes igualmente de prever a situação da empresa a cada um desses tempos. De nada vale sermos capazes de prever como estará o "clima económico" daqui a 2 anos, se não conseguirmos saber como estará a nossa empresa nessa altura.
É portanto imprescindivel o uso das ferramentas adequadas, para se analisar os diversos factores que poderão interferir com a nossa visão.
Uma ferramenta de marketing bastante utilizada é a análise SWOT.

0 comentários: