Planeamento Estratégico (2)

19/09/2008

A missão da Empresa
Indica a razão da sua existência (empresa) para o seu negócio.
Para a definição da missão da empresa, as seguintes etapas devem ser seguidas:
1º - Identificar qual é a missão actual.
2º - Verificar a consistência dessa mesma missão.
3º - Tendo em consideração o contexto actual, adequar a missão ao mesmo.
Identificar a missão actual: Será perceber o que a empresa faz, como faz e onde faz sem esquecer a sua responsabilidade social.
Verificar a consistência dessa mesma missão: Tendo em consideração as grandes tendências de mercado, verificar se a missão actual é realista e consistente. Algumas tendências a ter em consideração:
- Tendência de concentração de empresas
- Tempo vale mais que o dinheiro
- A diferenciação ocorrerá pela inovação
- Concorrência globalizada
- Aumento das preocupações ambientais
- etc.
Adequar a missão ao contexto actual: Tendo em consideração as duas etapas anteriores, estaremos então aptos a conseguir definir o que deverá a empresa fazer, como o deverá fazer, onde o fazer e com que responsabilidade social.
Pontos relevantes a ter em consideração na elaboração da missão:
- Deve ter implícita a sua identidade
- Quem são os seus clientes
- Deve ser objectiva
- Deve indicar valor para o cliente (interno e externo)
- Deve explicitar benefícios
- Deve ser divulgada
- Mas acima de tudo deve.......acontecer.
Como resumo, a missão deverá no limite ser uma "visão quase impossível", capaz de mobilizar clientes, colaboradores, fornecedores, accionistas, sociedade. Será capaz de uma forma concisa e objectiva, indicar o rumo no longo prazo.

0 comentários: