Planeamento Estratégico (1)

09/09/2008

O que é o "Planeamento Estratégico"?
Algumas definições:

O planeamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de antecipar mudanças futuras, tirando vantagem das oportunidades que surgem, examinando os pontos fortes e fracos da organização, estabelecendo e corrigindo planos de acção a longo prazo. Portanto é essencialmente um processo de gestão, que se concentra nos níveis hierárquicos mais elevados da organização e que não pode ser concebido como actividade clássica de planeamento, delegável. (Motta)
O planeamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento pró-activo, considerando o ambiente actual e futuro. (Vasconcelos)
O planeamento estratégico é uma metodologia de gestão que permite estabelecer a direcção a ser seguida pela empresa, visando maior grau de interacção com o ambiente. (Oliveira)


Principais etapas a desenvolver na elaboração do planeamento estratégico:

3-Definição dos objectivos.
4-Estratégia.
5-Implementação.
6-Controlo e avaliação.
Conceitos importantes e que vão ser úteis em exposições que se seguirão :
Negócio - O que se entende como sendo o que um cliente espera como beneficio.
Missão - Razão da existência da empresa neste negócio.
Princípios/valores - Representará o comportamento da empresa quando coloca em prática a sua missão.
Análise do ambiente - técnicas identificadoras das variáveis competitivas e que permitem monitorizar o desempenho da empresa.
Visão - Aquilo que se visualiza para a empresa no longo prazo, podendo representar um desafio ou mesmo um sonho.
Objectivos - Tendo em consideração a sua competitividade, serão os resultados que se espera alcançar de forma a atingir o que se explicita na visão.
Estratégia competitiva - Representa o que a empresa decide fazer (ou não fazer), tendo em consideração o ambiente, para concretizar a visão e atingir os seus objectivos. Deverão ser respeitados os princípios de forma a cumprir com a missão.

1-Definição da missão.
2-Análise de todas as envolventes (internas e externas).


Podemos então afirmar que o planeamento estratégico será a orientação da empresa visando o alcance de uma situação desejável, através da mobilização de recursos internos de forma eficiente, eficaz e que produza os efeitos desejados. É um processo que visa obtenção de resultados no futuro, em função das decisões tomadas no presente.
Um planeamento estratégico deverá criar o compromisso de todos os agentes envolvidos.

0 comentários: