A contabilidade nas empresas

07/01/2010

A contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados, Mas…
…. actualmente o registo histórico da actividade não é suficiente para as organizações.
A permanente alteração ao nível do mercado, faz com que, ao nível dos decisores, exista uma necessidade crescente de antecipar situações, através duma análise profunda da sua situação e que lhes permita fundamentar decisões estratégicas.
Assim torna-se determinante a capacidade de diagnosticar a situação presente para antecipar o futuro.
A contabilidade já não pode ser portanto, apenas um elemento de simples recolha e análise de dados baseados no histórico da empresa, com o objectivo de prestar contas ao fisco, mas também uma técnica de gestão.
Devido a diversos factores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, torna-se necessário, cada vez mais, conhecer e prever o futuro afim de definir objectivos, e planear a actividade mediante uma selecção das diversas alternativas possíveis suportada em factos e análises consistentes.
Para isso são necessários elementos de diverso tipo, que fundamentem essas escolhas - os dados que a contabilidade fornece devem constituir um auxiliar na obtenção desses elementos.
Por outro lado, após estabelecidos os objectivos e formulado o planeamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de gestão e mais uma vez a contabilidade deverá surgir como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controlo.

0 comentários: